Estudou com Lilian Evans e Tiago Potter. Ele, Tiago Potter, Remo Lupin e Pedro Pettigrew eram conhecidos como, respectivamente, Padfoot (Almofadinhas), Prongs (Pontas), Moony (Aluado) e Wormtail (Rabicho), foram os responsáveis pela feitura do Mapa do Maroto.
Black foi acusado de ser partidário de Lord Voldemort, entregado os pais de Harry a ele e por ter matado seu amigo Pedro Petigrew ao explodindo uma rua inteira, matando 12 trouxas.
Por isso foi condenado a passar o resto da vida em Azkaban, mas fugiu após doze anos de prisão e foi procurar por Pedro em Hogwarts e revelar toda a verdade a Harry. Mas o que Harry não sabia é que Black era seu padrinho e não fora ele que entregara os Potter a Voldemort e sim Pedro Pettigrew, que não havia morrido como todos pensavam; ele cortara o dedo para pensarem que Black o tinha matado e depois se transformou em rato, logo em seguida sendo adotado por uma família mágica e ganhando o nome de Scabber (Perebas), o rato de Rony.
Extremamente bonito, Sirius pertence a uma tradicional família de bruxos das trevas, conhecida como a família Black. Ele e sua prima Andromeda foram os únicos Black viventes que não apoiaram Voldemort. Seu irmão Regulus Black se transformou em Comensal da Morte e foi morto a mando de Voldemort. Sirius Black era o melhor amigo de Tiago Potter e o principal causador de problemas no seu tempo em Hogwarts. Vivia revoltado com a família que dava importância demais ao sangue-nobre que tinham e foi embora morar com Tiago, tendo assim seu nome "queimado" da tapeçaria da família, onde constavam todos os membros, incluindo os laços feitos por casamentos. Os Wesleys também fazem parte dessa família mas foram retirados dela por serem "traidores do próprio sangue". Em compensação os Malfoy constam no parentesco.
Sirius, por ser fugitivo de Azkaban precisa viver escondido. Ele cede sua antiga casa para a Ordem da Fênix. O endereço é Grimmauld Place (poderiamos traduzir como o velho lugar sombrio). Assim ele volta ao lugar que detesta e onde encontra Monstro, o elfo doméstico da família Black. Na casa ainda existe o retrato em tamanho natural da mãe de Sírius, que grita e despeja pragas sobre aqueles que não têm sangue puro. O retrato está preso na parede por uma espécie de feitiço e ninguém consegue arrancá-lo de lá. Para a tristeza de Harry e de muitos - porém, nem todos - no livro cinco, num duelo com sua prima Bellatrix Lestrange - uma das mais fies seguidoras de Voldemort - Sirius é atingido por um feitiço e cai atrás de um véu misterioso, onde desaparece e é dado como morto. No mesmo ano, Sirius dá a Harry o espelho de dois sentidos, cujo o par ele possuia, assim, poderiam se comunicar. Sirius e Tiago usavam o Espelho para se comunicar quando cumpriam detenções separados.